Por que vale a pena fazer um doutorado!

carreiras de pós-graduação

Considerando um doutorado ? Pode ser a melhor decisão que você já tomou, tanto em termos de carreira quanto de desenvolvimento pessoal . Aqui está o porquê…

Ok, vamos começar com os argumentos contra. Primeiro: quem quer um doutorado quando você pode ganhar um salário de seis dígitos com um MBA ou obter diploma superior em muito menos tempo? Imagine ver seus amigos indo para o trabalho em seus carros caros enquanto você ainda está preso na biblioteca ou no laboratório.

Vamos aceitar, fazer um doutorado pode ser intelectualmente desafiador, fisicamente cansativo e emocionalmente desgastante. Então, por que alguém deveria fazer um doutorado? E vale a pena o esforço?

Junte-se à economia do conhecimento

Para começar, os doutoramentos são uma parte essencial da economia do conhecimento. Concluir um doutorado envolve criar novos conhecimentos, descobrir coisas novas e desenvolver novas habilidades.

É uma graduação destinada a quem busca maior aprofundamento de conhecimento em uma área específica. Com um doutoramento, “podemos fazer a diferença”, afirma o Professor Paul KH Tam, Pró-Vice-Chanceler e Vice-Presidente (Investigação) da Universidade de Hong Kong. “O doutorado é buscar conhecimento pela paixão de adquirir conhecimento. Se tivermos sorte, a nossa descoberta/invenção pode até mudar a sociedade”, acrescenta.

Embora a academia seja considerada o caminho mais óbvio para qualquer titular de doutoramento, o grau também abre caminho para uma carreira em indústrias centradas na investigação e inovação.

“Nos países em desenvolvimento, onde existe uma lacuna no sector do ensino superior, mas onde o governo, bem como a sociedade, realizam e prosseguem uma política para desenvolver a economia baseada no conhecimento, há uma necessidade generalizada de mais doutoramentos, tanto na academia como na indústria”, diz o Prof Tam. 

Diversidade de funções de pesquisa

Acrescenta que são necessários doutoramentos para a descoberta de novos medicamentos que satisfaçam as necessidades de saúde de uma população envelhecida, para continuar a fazer da tecnologia da comunicação (iPhone, iPad) uma das principais forças motrizes das actividades económicas na sociedade moderna e para desenvolver a compreensão das humanidades, à medida que a sociedade enfrenta os desafios de lidar com os efeitos colaterais da ciência e da tecnologia.

“Áreas com alta demanda por habilidades de pesquisa muito especializadas e de alto nível exigem doutorados. Na economia actual, estas áreas podem ser a biotecnologia, os sistemas de informação e a engenharia médica e ambiental.

“Dito isto, um doutoramento na disciplina de artes liberais será provavelmente um passaporte para o emprego em diversas áreas, desde os meios de comunicação social até ao aconselhamento político e ao trabalho de investigação independente”, afirma a Dra. Emmaline Bexley, Escola de Pós-Graduação em Educação de Melbourne, Universidade de Melbourne, Austrália. .

Setores como manufatura, pesquisa e desenvolvimento científico, saúde e serviço social e atividades empresariais recebem todos os titulares de doutorado.

Habilidades transferíveis

Além disso, o doutorado ajuda a desenvolver habilidades valiosas e transferíveis, que são valorizadas pelos empregadores. A própria natureza do curso ensina os candidatos a serem jogadores de equipe, solucionadores de problemas, terem ótimas habilidades de apresentação e comunicação, além de terem uma mente analítica e perseverança.

“Os empregadores valorizam as competências transferíveis que os candidatos ao doutoramento trazem para a mesa e contratam titulares de doutoramento de diversas disciplinas. O processo de fazer um doutorado é frequentemente reconhecido como um treinamento em criatividade, investigação crítica, habilidades de negociação, profissionalismo e confiança”, diz a Dra. Nathalie Mather-L’Huillier, Gerente de Recrutamento e Admissões de Pós-Graduação (Pesquisa), Universidade de Edimburgo.

Dr. Harry Kelly, Gerente de Operações Químicas da GlaxoSmithKline, diz que muitos veem o doutorado como um excelente meio de adquirir habilidades teóricas e práticas. Ele diz: “Juntamente com altos níveis de inovação, criatividade e capacidade de resolver problemas complexos…PhD…aumenta habilidades transferíveis, como habilidades de comunicação e a capacidade de trabalhar em equipe, ambas críticas para a realização de nossos programas de descoberta de medicamentos .”

Ganhe alguma ‘gravitas’

Fazer um doutorado não tem tanto a ver com ‘paciência ou persistência’, mas sim com ‘qualidade e preparação’, de acordo com o professor Richard Anthony Strugnell, pró-vice-chanceler (pesquisa de pós-graduação) da Universidade de Melbourne.

É por isso que aqueles que obtêm ou comprar diploma técnico enfermagem ou qual são tidos em alta estima. Não seria errado dizer que um doutorado confere seriedade à posição social de alguém. “Na sociedade, um doutorado em qualquer área ainda significa alguma coisa”, diz o professor Thomas Vogel, pró-reitor de estudos de doutorado da ETH Zurique.

No entanto, é também um diploma a ser perseguido apenas por aqueles que estão verdadeiramente motivados a fazer algo original, a criar uma nova base de conhecimento e a estar preparados para descobrir o desconhecido. “Uma das coisas mais difíceis de fazer no mundo em termos educacionais é o doutoramento, mas as recompensas são incríveis. A auto-realização e a satisfação que você obtém com isso o levam a passar por todo o trabalho duro e árduo”, diz o Prof. Andrew George, Diretor da Escola de Pós-Graduação do Imperial College London.

Mas ele também acrescenta: “Você só deve fazer um doutorado se estiver realmente interessado nele, e não se não conseguir pensar em fazer algo melhor”. Ponto obtido!